domingo, 18 de setembro de 2011

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO: Geografia 5 - Projeto Buriti. São Paulo: Moderna, 2007.



A análise de livros didáticos constitui-se em uma tarefa de extrema importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois o livro didático é um dos principais, e em muitos casos, o único recurso pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula, por isso os docentes e diretores das escolas devem estar atentos ás qualidades e falhas do livro didático para que ele seja um recurso que traga diversos benefícios para a comunidade escolar.
Com a missão de auxiliar o professor de geografia nesse encargo, o blog propôs-se a analisar o livro de geografia Projeto Buriti do 5º ano da editora paulista Moderna. O livro é constituído por um total de cento e trinta e seis páginas, onde são divididas em nove capítulos, cada um correspondendo á uma unidade. O livro faz uma abordagem sobre as características de cada região do Brasil, destacando-o na América do Sul e mostrando o seu papel no restante do mundo.
A impressão gráfica do livro caracteriza-se por uma grande quantidade de figuras (mapas, fotos, desenhos) que ilustram de forma clara e didática os conteúdos abordados, facilitando a aprendizagem do aluno. Mas em se tratando da condição do papel, vê-se que é de baixa qualidade, fazendo com que o livro seja desgastado mais rapidamente, o que contraria a política do programa do livro didático que exige que o livro seja reutilizado pelos alunos num período de três anos.
A sequência dos conteúdos seria uma espécie de “metodologia” freiriana, onde os conteúdos são explanados do todo para as partes, ou seja, começa-se a discutir as características geográficas do Brasil para posteriormente ilustrar cada região do país. O livro também destaca o continente no qual o país se encontra, o americano. Esse tipo de abordagem mostra que o Brasil não é um lugar isolado no mundo, mas que tem ligações com todos os países do continente sul-americano.
A linguagem mostra-se bastante clara para a série e idade dos alunos, pois os assuntos tratados no livro condizem com a teoria de desenvolvimento humano de Jean Piaget, onde os alunos do 5º ano devem se encontrar no estágio das operações concretas, esse estágio se caracteriza por uma compreensão dos problemas a serem resolvidos e por uma habilidade para solucioná-los, e o livro se propõe exatamente á esta questão, quando permite que os alunos compreendam e tentem de alguma forma solucionar os problemas encontrados na sua comunidade através de uma maior conscientização de todos.
Em se tratando dos conceitos e categorias necessárias á compreensão da geografia (redes, região, espaço geográfico, território e paisagem) percebe-se que a obra tem a preocupação de deixar bem claro esses conceitos para o aluno, pois a cada unidade o discente tem a noção exata sobre o papel e as caracteríticas de cada região do Brasil e também os contrastes existentes em uma única região do planeta. Além das caractrísticas em comum e as diferenciações em cada região o livro também aborda a ligação e dependência entre elas, mostrando o quanto é necessário a compreensão de que um país não se desenvove sozinho, mas que é necessário uma relação para que o desenvolvimento de ambas as regiões seja satisfatório.
Os gráficos e tabelas são de fácil compreensão, permitindo uma melhor aprendizagem dos assuntos abordados pelos textos, o que também colabora para a realização das aulas expositivas dos professores. Os mapas também seguem essa tendência, ilustram de forma clara e objetiva o assunto do texto ou questão, possibilitando que o aluno compreenda rapidamente o que é pedido pelo livro.
As figuras além de muitas e variadas chamam a atenção do aluno pela sua nitidez e pelo alto impacto visual, o que contribui para que ele tenha mais interesse em aprender o assunto tratado nos textos didáticos. A inter-relação entre as figuras e os textos também contribui de maneira eficaz para a assimilação do conteúdo, pois condizem exatamente com o assunto do texto do qual elas tem o papel de ilustrar.
Os elementos motivadores são um aspecto essencial para que o livro tenha o sucesso esperado entre alunos e professores, e esse livro tem essa característica, pois suas tarefas contribuem para a socialização na sala de aula com suas atividades em dupla e grupo, possibilitando a expressão de diferentes formas de compreensão da realidade. O trabalho com os temas transversais formação cidadã, pluralidade cultural e meio ambiente também são um excelente chamariz para que se compreenda temas pertencentes á realidde dos estudantes, como é o caso da sustentabilidade, tão abordada nos dias de hoje.
A presença de textos complementares fica caracterizado pelas sugestões de leitura. Os livros sugeridos retratam de uma maneira bem divertida os temas abordados em cada unidade, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de um aprendizado mais prazeroso para as crianças.
Portanto, vê-se que ao analisar essa obra encontramos algumas falhas, mas em contrapartida ela é carregada de qualidades que contribuem de maneira significativa para o aprendizado dos estudantes, basta que o professor tenha bom-senso ao utilizá-lo. O docente deve observá-lo de maneira crítica, não permitindo que o livro seja uma peça para a impegnação de ideologias dominantes, mas que seja utilizado para o aluno compreender e modificar a realidade no qual está inserido.

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