domingo, 18 de setembro de 2011

Contemplando as Artes





A artista plástica Ingred Dabringer utiliza mapas como tela para seus desenhos. Com habilidade, usa as estradas, as cores e a geografia dos mapas para ajudar a definir as imagens.
Neste caso a geografia é utilizada de uma maneira muito criativa, ganhando formas totalmente diferentes, através da criação de imagens de pessoas ressaltadas sob o olhar do artista que recria a imagem dentro do próprio desenho dos mapas. É interessante observar que apesar de transformar os desenhos, o artista está inserindo ali algo que é também parte da geografia, que é a imagem de pessoas deixando ainda mais explícita a idéia de que as pessoas realmente fazem parte da geografia.
“A imagem é um elemento recorrente na geografia. Ela não é exatamente a realidade do espaço, é apenas uma manifestação deste, uma representação efêmera e aberta. Mas o corpo insere-se nos lugares, esquadrinha os territórios, compara paisagens, tece a realidade vivida. A análise geográfica é contaminada pelo estar-no-mundo”. (Renata Moreira Maquez – Arte e Geografia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário