domingo, 18 de setembro de 2011

Propostas de Atividades Práticas - Representações e Construções


Se oriente rapaz (...) pela constelação do cruzeiro do sul.”
(“Oriente” de Gilberto Gil)



Nas séries iniciais do ensino fundamental o trabalho com mapas deve ser continuo e progressivo, ao contrário do que muitos acreditam esse não é um conteúdo, e sim instrumental básico da geografia. (TANNURI, 1993).
As representações simbólicas são encontradas em todos os lugares. É importante apresentar a turma alguns exemplos dessas representações os times de futebol utilizam símbolos que os representam, nas ruas temos os sinais de trânsito, símbolos que informam os banheiros femininos e masculinos etc.














Os símbolos devem ter entendimento rápido e eficiente, são representações de uma mensagem. Com esse objetivo, os cartógrafos, profissionais que elaboram os mapas, também utilizam símbolos nas representações do espaço geográfico. De acordo com LACOSTE, os mapas e as cartas são representações gráficas dos espaços numa linguagem simbólica que precisa ser elaborada mentalmente, é preciso lembrar que “são representações” mais ou menos parciais da realidade (...) não é possível considerar que elas são o reflexo, o espelho ou a fotografia da realidade. Essas representações recebem diferentes nomes, como plantas, cartas, mapas e maquete. Na elaboração delas utiliza-se um sistema de símbolos específicos que são reconhecidos mundialmente.
É interessante que os professores socializem atividades referentes ao trabalho com mapas, então aqui estão algumas dicas super interessantes!


ATIVIDADE 1

Os alunos desenham em uma folha de papel a sua mesa, primeiro vista de frente e depois vista de cima.








Objetivo:

  • O aluno deverá perceber o que mudou de um desenho para outro; o que pode ser visto; como desenhar os objetos a partir de cada ponto de vista.





ATIVIDADE 2

Pedir para que cada aluno representar no papel a sala de aula vista de cima, incluindo o contorno da mesma.











Objetivos:

  • o aluno deverá perceber que, quando se faz a representação gráfica de um espaço, este sempre vai se representar de forma reduzida em relação ao seu tamanho real;

  • despertar e desenvolver no aluno a noção de proporção;

  • o aluno deverá perceber que um mesmo espaço pode representado em tamanhos diferentes, através da comparação das representações da sala de aula feita pelos diversos alunos. Comparar os desenhos para verificar quem reduziu mais, ou menos, o tamanho real da sala de aula e seus elementos;

  • desenvolver a noção de limite, fronteira;


  • o aluno deverá concluir que os mapas representam, graficamente, espaços vistos de cima, com seu tamanho reduzido.
ATIVIDADE 3

Pedir ao aluno que desenhe um trecho da planta do seu bairro onde se situa sua casa e coloque ao lado deste alguns dos símbolos utilizados na representação desse espaço. Ex. escola, hospital, padaria etc. Pedir que o aluno desenhe a planta da figura sem legenda e depois com legenda.

Objetivo:

  • O aluno precisa primeiro perceber o significado para depois representar, ele deverá perceber que os elementos que compõe o espaço podem ser representado por símbolos ou cores e que estes tem um significado.








Mapas são formas de representação relacionadas ao domínio de técnicas e de conhecimentos do espaço, tendemos a utilizar a expressão mapa para representações mais simples, como, por exemplo, mapa-múndi e mapa político do Brasil, os mais complexos ou detalhados são chamados de cartas. Abaixo o mapa do nosso estado, a Bahia


Para confeccionar mapas e carta é necessário que haja uma relação de proporcionalidade entre o mapa e o terreno representado. Para essa representação precisa é necessário utilizar a escala, que é a relação entre dimensões e suas correspondentes na natureza. Isto é, uma medida reduzida dos valores correspondentes à altura a à largura do objeto. As escalas podem ser gráficas ou numéricas.



A orientação em um mapa pode se dá pelos pontos cardeais e colaterais. A figura na qual aparecem todos esses pontos de orientação é denominada rosa-dos-ventos. Veja a imagem abaixo.








ATIVIDADE 4

1° Momento: Despertar no aluno a necessidade de orientação no espaço, partindo da localização do próprio aluno e de sua necessidade de deslocamento, até os meios de transporte como avião, navio.

2° Momento: Explicação dos pontos cardeais tomando sempre a posição do sol e o local onde o aluno estiver (seu próprio corpo) como pontos de referência. Marcar com um giz, no chão da sala de aula, os quatro pontos cardeais.

3 ° Momento: Orientação do aluno dentro da sala de aula
















LEGENDA
Mesa do professor

Cadeira do aluno
Cadeira do aluno II
Porta
  1. Qual a direção que o aluno X tomaria se quisesse sair do seu lugar e ir até a mesa do professor pelo caminho mais curto?

  1. quais as direções que o aluno da cadeira azul tomaria para sair da sala pelo caminho mais curto, partindo do seu lugar?


Objetivo:

  • Estimular o senso de orientação
  • Despertar no aluno a necessidade de outros pontos de orientação (explicação dos pontos colaterais).


ATIVIDADE 5

Dividir a turma em grupos, de acordo com os bairros da cidade onde moram. Distribuir para cada grupo, cópias da planta do bairro, em uma escala grande, para que possam identificar e localizar as ruas e pontos do bairro conhecidos por eles, bem como deslocamentos diários.


Exemplo: Você e seus colegas de grupo estarão recebendo um pequeno mapa ou planta cartográfica, que reproduz o(s) bairro(s) onde moram e outros próximos. Trabalhando com essa planta faremos uma revisão do que já estudamos, aplicando os conhecimentos sobre: legenda escala orientação e localização. Conserve-se com cuidado, pois nós a utilizaremos novamente para outros assuntos.

1° )Localize sua casa no mapa, marcando-a a lápis;

2°)organize, junto com seus colegas de grupo, numa folha separada, uma legenda para esta planta. Criem, em conjunto, uma convenção de símbolos e cores para os elementos mais importantes da área representada. A legenda deverá ser a mesma para todo o grupo e indicada no verso da folha;

3°) Usando lápis de cor, pinte e marque alguns desses elementos importantes que o grupo selecionou. Marque e pinte também, a sua casa de cada um dos seus colegas de grupo. O grupo deve definir um símbolo para representar as casas dos componentes do grupo e outro para representar o caminho casa-escola (ou pelo menos parte desse caminho), que cada aluno deverá indicar em sua planta;

a)Qual dos colegas de grupo mora mais perto de você?

4°) Desenhe a rosa dos ventos na planta, em tamanho pequeno, com pontos cardeais e colaterais. Faça a Rosa em uma parte mais vazia da planta para não atrapalhar o colorido e as marcações já feitas. Marque nas margens da planta, os pontos cardeais e colaterais( isso vai ajuda-lo no trabalho daqui pra em diante).

5°) Sabendo que a escala desta planta é de aproximadamente 1:40.000, responda:

a)Quantas vezes a sua rua está menos neste mapa do que ela é na realidade?
b)Se você quiser ir da sua casa até a casa de um dos seus colegas de grupo, terá que percorrer uma distancia quantas vezes maior do que aquela representada nesta planta?

6°) Quais os dois pontos mais afastados um do outro , marcados por você nessa planta? Indique-os abaixo.
1° ponto: Nome:
Localização:

2° ponto:
Localização

Se você pudesse andar em uma linha reta para ir do 1° ponto ao 2° ponto, deveria tomar que direção? (lembre-se que, neste caso, você tem que considerar como centro da Rosa-dos-Ventos o lugar de onde está saindo)


7°)Escreva abaixo o seu endereço e indique a localização da sua casa na planta, utilizando os pontos cardeais e colaterais, para que eu possa encontrá-la.

Endereço:
Localização na planta:


ATIVIDADE 6

Observando o mapa com atenção você verá que ele é “cortado” por linhas verticais e horizontais. Essas linhas formam “quadradinhos” desenhados sobre o mapa que, uma vez identificados, facilitam muito a localização de qualquer lugar nele representado.
1 2 3 4 5 6 7 8 9


Observe que cada quadricula, dessas, pode ser identificada através de e um número ( 1,2, 3,4 ou 5)

Vejamos. Eu posso facilmente encontrar um determinado lugar neste mapa se você me disser que ele está na direção Noroeste, na quadricula 2. Será bem mais fácil do que procurá-lo pelo nome da planta toda, ou do que procurá-lo em toda parte Noroeste da planta. Você não concorda?


Considerando as quadriculas e os pontos cardeais e colaterais que você marcou nas margens do papel, responda:

a)Qual a quadrícula situada mais a nordeste? Dê o nome de um estado situado nesta quadricula.
c)Qual a quadricula situada mais a Sudoeste ? Dê o nome de um estado nesta quadricula.

 Referência Bibliografica

Para ensinar Geografia. Contribuições para o trabalho com 1° e 2° graus/ João Rua, Fernando Antônio Waszkiavicus, Maria regina petrus Tannuri, helion póvora neto. Rio de Janeiro, RJ: ACCESS editora,1993.

Geografia sociedade e Cotidiano: fundamentos do espaço geografico, 5° ano: manual do professor/josé Francisco Bigotto, 2006.
 

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