segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Propostas para avaliação da aprendizagem


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Geralmente a avaliação é utilizada para verificar o rendimento dos alunos, de forma mecânica, desprovida de significado. Avaliar não consiste somente em classificar o aluno em bom ou ruim, ela deve acontecer de forma ampla, contemplando todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem.
Levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, os que foram alcançados, bem como aqueles que precisam ser melhorados, é de fundamental importância para que a avaliação não se restrinja a um mero instrumento de aprovação ou reprovação, com caráter classificatório e excludente.
De acordo com Luckesi (1996), a avaliação com função classificatória não auxilia em nada o avanço e o crescimento do aluno e do professor, pois se constitui num instrumento estático e frenador de todo o processo educativo. A avaliação com função diagnóstica, ao contrário da classificatória, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento da autonomia.
A avaliação, dentro de um contexto amplo, permite ao professor, ao aluno e a todos os envolvidos na prática pedagógica, refletir sobre sua própria evolução, se perpassar todos os momentos da construção do conhecimento, estando vinculada aos objetivos, aos conteúdos, aos procedimentos metodológicos, aos recursos, à relação professor-aluno e a todos os elementos que constituem a educação escolar, de forma processual e contínua.
Dessa forma, avaliar em Geografia significa muito mais do que simplesmente decorar conceitos para serem despejados em uma prova. Significa levar o educando a refletir sobre os conteúdos, em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, para que ele possa construir seu conhecimento com significado.

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO

AULA DE CAMPO

Colocar a garotada diante de um mundo a ser decifrado é uma das missões da Geografia. E uma das melhores estratégias para isso é conduzir etapas de pesquisa de campo sobre a leitura da paisagem com um aprofundamento cada vez maior.
A paisagem, um dos conceitos estruturantes da disciplina, revela uma dinâmica que combina tempo e múltiplas ações conduzidas por diversos agentes. Por isso, você deve levar os seus alunos a percebê-la, observá-la e descrevê-la, interpretando seus significados objetivos e subjetivos. Por meio do trabalho de campo é possível desenvolver as habilidades de observar, descrever, interpretar fenômenos naturais e sócio-espaciais nos alunos, sendo, portanto, um excelente recurso avaliativo.
É importante que a cada aula de campo os alunos produzam um relatório, que subsidiará o trabalho avaliativo do professor, com o objetivo de se saber em que nível de compreensão o aluno se encontra.
Esse tipo de atividade é importante quando o assunto trabalhado é a observação de uma determinada paisagem, relevo, vegetação, rios.




JURI SIMULADO

Trata-se de uma dinâmica, com o objetivo de um aprofundamento maior sobre o assunto estudado. Debatendo o tema e levando os alunos a tomar um posicionamento, estes exercitarão a expressão e o raciocínio, amadurecendo, desta forma, o senso crítico.
Participantes:
Juiz: dirige e coordena as intervenções e o andamento do júri.
Jurados: ouvirão todo o processo e no final das exposições, declaram o vencedor, estabelecendo a pena ou indenização a se cumprir.
Advogados de defesa: defendem o “réu” (ou assunto) e respondem às acusações feitas pelos promotores.
Promotores (advogados de acusação): devem acusar o “réu” (ou assunto), a fim de condená-lo.
Testemunhas: falam a favor ou contra o acusado, pondo em evidência as contradições e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa.
Ideal para trabalhar com questões como desigualdade social: quem são as vítimas? Quem são os réus? Quais motivos impulsionam esse “crime”?





PORTFÓLIO

O portfólio consiste, na sua essência, de uma pasta individual, onde são colecionados os trabalhos realizados pelo aluno, ao longo de um ciclo de estudos. É um local para colecionar todos os passos percorridos pelo aluno ao longo da trajetória de sua aprendizagem.
A coletânea de trabalhos, provas e exercícios contidos na pasta individual, permite construir, entre outras coisas, o perfil do aluno, refletindo o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido. No momento devido, todo esse material colecionado poderá oferecer subsídios para a avaliação do aluno, do professor, dos conteúdos e das metodologias de ensino, assim como para estimar o impacto da disciplina.
No caso da Geografia, o portfólio, além da importância para o registro de todos os trabalhos criados pelo aluno, ainda contribui para uma visualização diferenciada sobre diversos temas, e a possibilidade de se fazer comentários e postar imagens, enriquece ainda mais o trabalho.
Ao trabalhar com as Regiões do Brasil, por exemplo, poderá pedir aos seus alunos que escolha uma delas para fazer um acompanhamento durante um determinado período, montando o portfólio sobre tudo que conseguir encontrar sobre essa região, bem como suas principais características econômicas, sociais e geográficas. Notícias em jornais e revistas são importantes.


CONSIDERAÇÕES:

De forma geral, o objetivo do ensino em Geografia deve ser “conhecer o mundo” de forma flexível, prazerosa e dinâmica, portanto, os procedimentos avaliativos não podem e não devem ser elaborados de forma a contradizer tais características.




REFERÊNCIA:

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo : Cortez, 1996.

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