terça-feira, 20 de setembro de 2011

Filme O CAMINHO DAS NUVENS Vicente Amorim, 85 min.



Em o caminho das nuvens, pai, mãe e cinco filhos da Paraíba saem de seu estado com destino ao Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, repetindo um ciclo de migração que o Brasil conhece bem há décadas. Mas, por falta de dinheiro, eles percorreram os 3,2 mil quilômetros do percurso de bicicleta. Além de discutir o processo de migração interna, as imagens também revelam aos alunos a diferença da paisagem em cada estado por onde passam os protagonistas.

Proposta de atividade

Objetivo: Observar as mudanças da paisagem (construções e natureza) e dos modos de vida (roupas, costumes e tecnologia) ao longo do tempo.

Conteúdo: Paisagem, espaço e lugar.

Trechos selecionados: Foco no início do filme, que ilustra a realidade da família na Paraíba e as cenas que mostram as mudanças de cenário à medida que os personagens avançam (cena 1 – 1m30s a 9m10s; cena 2 – 16m57s a 21m55s; cena 3 – 24m04s a 25m08s; cena 4 – 35m16s a 39m25s; cena 5 – 51m51s a 53m45s). O fim do filme, quando chegam ao destino (cena 6 – 1h10m20 a 1h1800s).

Atividade: Distribua um roteiro de observação do filme com alguns itens para direcionar o olhar dos estudantes sobre paisagem, relações familiares, cultura, condições de trabalho e objetivo da família. Exiba os trechos do filme e, no fim, peça que escrevam sobre o desenvolvimento de cada estado, as condições das estradas, o estilo das construções, aspectos que mostrem a desigualdade social, o papel de cada um na família e a importância da obediência aos pais. Questione também o que eles acham sobre o pensamento fixo da família em mudar de cidade e melhorar a qualidade de vida. Sistematize as respostas no quadro e organize uma discussão coletiva.

Avaliação: Analise se os alunos tiraram do filme as informações solicitadas, suas percepções e como se saem no debate.


Fonte: Revista NOVA ESCOLA, Julho 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário